Foto: Prefeitura do Crato
O promotor Thiago Marques afirmou que mais de 90% dos casos são criminosos e que as forças de combate estão sobrecarregadas. Ele defendeu a criação de uma delegacia ambiental no Cariri. “Quando alguém coloca fogo em uma área sem autorização necessária, já está praticando um crime. Sem sombra de dúvidas, mais de 90% desses casos são criminosos”, disse. Para ele, o maior gargalo é a repressão: “As ações preventivas existem, precisam melhorar, mas existem. Onde estamos falhando é na repressão”.
O ICMBio relatou esgotamento das equipes e pediu ações educativas e reforço temporário de pessoal. “O ICMBio está cansado. Ninguém aguenta mais respirar fumaça. É inadmissível incêndio em área urbana”, comentou Carlos Augusto, que coordena o órgão na cidade.
Já a Secretaria de Meio Ambiente disse que o Município tem atuado no limite, com criação de brigadas, uso de drones e atividades de educação ambiental.
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.






