 |
| Otonite Cortez, professora e ex-reitora da URCA, analise convite do partido | Foto: Reprodução da Internet |
Acostumado a lançar Marcos Cunha como candidato a Prefeito nas últimas eleições, o Partido dos Trabalhadores em Crato busca consenso entre dois nomes como pré-candidatos ao pleito deste ano. O presidente do diretório municipal, Pedro Lobo, já tinha se colocado à disposição há uma semana.
Agora o nome da ex-reitora da URCA, Otonite Cortez, surge dentro do partido. O nome dela foi indicado pelo vereador cratense Amadeu de Freitas e pelo Deputado Federal José Guimarães. A ex-reitora e atualmente professora da URCA, concedeu entrevista exclusiva ao repórter Robson Roque.
Confira a transcrição, na íntegra, da entrevista de Otonite Cortez:
Blog: Como a senhora recebe esse convite?
Otonite Cortez: Bom, eu recebo de forma honrosa. A indicação pelo partido de uma candidatura minha à prefeita do Crato é muito honrosa. Agora, é um convite que foi feito, é um convite para o qual eu ainda não dei a resposta, mas eu entendo que é honroso receber um convite para ser candidata à prefeita do Crato.
Blog: A senhora não deu uma resposta, mas está propensa a aceitar ou recusar?
Otonite: Eu estou conversando com meus familiares, com meus amigos mais próximos, quero conversar ainda com as lideranças políticas, porque eu entendo que se candidatar prefeita do Crato é uma decisão que requer muito amadurecimento e, sobretudo, eu estou pedindo a Deus que ele me ilumine, porque a candidatura à prefeita e o futuro gestor do Crato, devem estar com sintonia com a vontade de Deus e com a vontade do povo. Então eu estou pedindo muita iluminação a Deus para que Ele, de fato, me oriente para que eu tome a decisão mais acertada para o Crato.
Blog: A senhora é militante do PT, porém ainda não está filiada ao partido. Como anda esse processo?
Otonite: É, eu sou militante do PT há muitos anos, mas filiada eu não sou ainda. Há alguns convites de outros partidos para que eu me filie em outros partidos e eu estou, também, ponderando, examinando para tomar uma decisão mais madura.
Blog: Dentro do PT são cogitados os nomes da senhora, do Pedro Lobo e de Marcos Cunha. De que forma a senhora avalia essa conjuntura atual do partido?
Otonite: Veja, o doutor Marcos Cunha não será candidato. Pelo contrário, ele está me indicando para o PT como candidata do PT. Marcos Cunha seria um dos apoiadores do meu nome, é um dos apoiadores do meu nome para candidata a prefeita do Crato. Ele não será candidato a prefeito.
Blog: Quer acrescentar algo ou, caso eu tenha esquecido de perguntar algo?
Otonite: Quero dizer ao povo do Crato que a decisão que nós tomarmos em relação a colocar o nosso nome na disputa para prefeitura de Crato será fruto de um amadurecimento muito grande, será fruto de um diálogo profícuo com as lideranças políticas, com o povo, com os meus familiares que serão diretamente afetados por uma candidatura minha que venha a se consolidar e eu acho que nós temos que ter nomes novos. Se não for o meu, mas nós temos que ter nomes novos para disputar a prefeitura do Crato. O que é que eu chamo de nome novo? Os nomes que não estejam identificados com as práticas coronelistas que ainda vigem nas eleições municipais, muito mais nas eleições municipais do que em qualquer outra, mas em todas as outras. Um nome que conheça os problemas do Crato, que conheça as potencialidades do Crato, um nome que seja um nome ilibado, que seja uma pessoa que não pese sobre ela acusações de má administração da coisa pública. Eu gosto muito de dizer que nós não podemos dizer que um empresário, qualquer que seja ele será um bom administrador público, porque administrar a coisa pública é muito difícil, muito difícil. Nós fomos gestora pública durante dez anos, quase três anos no CEJA e mais oito anos aqui na URCA e nós tivemos a exata dimensão do que é administrar a coisa pública. É muito difícil, requer muita retidão de caráter, requer um espírito público acima de qualquer coisa. É sempre alguém que está focada no bem estar coletivo.
Blog: Lembrei-me de algo agora e não poderia deixar de perguntar. É sobre a indicação de seu nome por parte do deputado José Nobre Guimarães...
Otonite: O Guimarães, ele, na verdade, me provocou para que eu tomasse a dianteira na construção de um projeto para o Crato. Um projeto que, na verdade, já vem sendo discutida por uma frente, por uma frente popular que está organizada em torno de alguns partidos, congregando alguns partidos progressistas, do campo progressista. Eu acho que é vontade do deputado Guimarães que está fazendo um trabalho excelente na Câmara dos deputados à serviço do estado democrático e ele me convidou para isso e eu recebo também de forma honrosa.