![]() |
| Contra a decisão do STF, praticantes de vaquejadas realizam ato protesto em Crato Foto: Robson Roque - CratoEmFoco.com |
Por Rafael Pereira,
Estudante de Jornalismo da UFCA e repórter do Crato Em Foco
Um grupo de vaqueiros e simpatizantes da vaquejada se reuniu na manhã desta terça-feira, 11, no Palmeiral, em Crato, e promoveram ato em protesto contra a nova decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que proíbe a vaquejada no estado do Ceará.
Os participantes saíram montados a cavalo em direção ao Centro da cidade. O ato aconteceu também em Juazeiro do Norte e em várias outras cidades do Nordeste.
O grupo montado a cavalo, que contava além de vaqueiros, aboiadores, praticantes e simpatizantes, saiu do Posto Palmeiral por volta de 8 horas cavalgaram por ruas da cidade chamando atenção para sua demanda: não acabar com a vaquejada que, segundo eles, é um meio para sua sobrevivência. “A maioria aqui é pai de família e vive da vaquejada”, afirmava um dos participantes do ato.
Decisão do STF
Por 6 votos a 5 o STF proíbe as práticas de vaquejadas no estado do Ceará. A decisão justificada pela Justiça é de que a atividade impõe sofrimento aos animais como maus tratos além de crime ambiental.A nova resolução derruba a lei 15.299/2013 que regulamentava a vaquejada no estado e com ela mais de 700 competições serão extintas onde movimentava 14 milhões por ano, segundo o governo do estado.







0 comments:
Postar um comentário