![]() |
| Inseto descoberto viveu há 110 milhões de anos | Foto: Urca - Divulgação |
Por Rafael Pereira
Uma espécie pré-histórica fossilizada foi descoberta nesta sexta-feira (09) por paleontólogos da Universidade Regional do Cariri (URCA). O inseto, por nome cientifico de Araripegryllus, é uma espécie de grilo encontrado na formação geológica Romualdo, em Santana do Cariri, e viveu na era Cretácea, há 110 milhões de anos.
A descoberta, segundo os pesquisadores, trata-se de um achado inédito, pois é a primeira espécie de inseto terrestre até agora encontrado. Segundo o coordenador do Laboratório de Paleontologia da URCA, professor e doutor Álamo Saraiva “encontrar esse material na formação Romualdo foi uma surpresa”.
Além do professor, outros pesquisadores ajudaram na descoberta do fóssil como Luiz Freitas e Geraldo Moura que fazem parte da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Ainda segundo o professor Álamo, outras descobertas foram possíveis na região do achado como peixes, caranguejos, camarões e animais de origem marinha, “mas insetos, animais terrestres, nenhum havia sido descrito ainda”, diz. Os pesquisadores contam que quando o material foi encontrado se pensava ser uma folha, mas com as observações e estudos tratava-se na verdade de um inseto.
“Muitas coisas ainda espero encontrar porque, se existem invertebrados terrestres fossilizados nessas argilas da formação Romualdo, vamos dar especial atenção. Com certeza teremos mais surpresas”, completa







0 comments:
Postar um comentário