![]() |
| Votação contou com discussões mais "quentes" | Foto: Robson Roque - CratoEmFoco.com |
A Câmara de Vereadores deu passo significativo para aumentar o preço da tarifa de água e demais serviços da Saaec, em Crato, em percentuais de 52% e 40%, respectivamente. O assunto foi discutido e votado pela primeira vez durante sessão desta segunda-feira, dia 12.
Sessão esta que em alguns momentos teve discussões mais acaloradas. Os vereadores Bebeto (PTN), Guer (PSDB) e Dárcio Luiz (PDT) votaram contra o reajuste. O projeto irá para segunda votação e discussão, cumprindo o regimento interno para ser aprovado nesta terça-feira (13).
A proposta inicial da prefeitura era o aumento de 107,6%, mas foi reduzido para 52% após estudo promovido pelo vereador Amadeu de Freitas (PT).
“Mesmo entendendo que as tarifas estão defasadas e precisam reajustar, não era possível autorizarmos um reajuste que mais que dobrava os valores das tarifas de água e serviços”, pondera Amadeu.
Conforme o parlamentar, o estudo feito teve por base o índice de inflação “IPCA-e” - usado para se reajustar tarifas públicas – dos últimos seis anos, período em que a tarifa não era alterada.
“Fizemos um estudo do que seria ideal ou tecnicamente correto, uma taxa de crescimento para a inflação do período, e chegamos ao percentual de 10,31%. Então o total foi de 52% somando esses dois referenciais: o IPCA-e do período e a taxa de crescimento que é de e 10,31%"
O vereador Amadeu de Freitas reconhece que o reajuste ainda é alto, mas justifica a aceitação da Câmara.
“É um reajuste diferenciado, bem abaixo, mais da metade do que foi proposto pelo governo municipal, por entendermos que é necessário fazer a correção dessa tarifa que está defasada, mas entendemos que a população não poderia pagar por um reajuste num percentual que foi proposto. Foi pensando nisso, pensando na população em não reajustar 100% e pensando na empresa que deve ter sias tarifas reduzidas”, afirma.
![]() |
| "É um reajuste diferenciado, bem abaixo, mais da metade do que foi proposto pelo governo municipal"| Foto: Robson Roque - Crato Em Foco |
Emendas e nova votação
A aprovação só foi possível após emendas dos vereadores, como conta o presidente da Câmara, Pedro Alagoano (PSD).“Apresentamos várias emendas que poderiam melhorar tanto a situação da empresa como dos usuários porque essa empresa está praticamente falida”, diz Pedro.
Agora o projeto vai para segunda votação durante a sessão de amanhã.
“Foi um amplo debate, mas o projeto foi aprovado em primeira discussão e votação. Amanhã tem a segunda discussão e votação, pode ter até alguma alteração, alguma surpresa, mas acho que já entrou num consenso e vai ser mantida a votação que foi feita hoje”, completa o presidente da Câmara.
![]() |
| “Apresentamos várias emendas que poderiam melhorar tanto a situação da empresa como dos usuários porque essa empresa está praticamente falida” | Foto: Robson Roque - Crato Em Foco |
Novos preços
Caso se confirme, os cratenses vão pagar 52% a mais pelo consumo de água e 40% a mais para serviços a partir do próximo.A instalação de hidrômetros, por exemplo, passará de 73 para 112 reais. O uso de carro pipa passa de 150 para 228 reais.









0 comments:
Postar um comentário