![]() |
| Padre Cícero é retratado pela terceira vez em samba-enredo da Mangueira | Foto: reprodução do Youtube |
O Padre Cícero novamente será retratado em samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira. A atual campeã do carnaval do Rio de Janeiro, pela terceira vez aposta no ‘Padim’ para defender o título. Em 1975 e em 2002 já havia retratado o santo dos nordestinos.
“Só com a ajuda do santo” dá nome ao samba-enredo e traz os versos:
“O manto a proteger, mãezinha a me guiar
Valei-me meu Padim onde quer que eu vá
Levo oferendas à rainha do mar
Inaê, Marabô, Janaína”
O samba-enredo conta a forma peculiar com a qual o brasileiro lida com a religiosidade, segundo seu criador, o carnavalesco Leandro Vieira.
“É a religião à moda brasileira. O catolicismo ‘moreno’. O santo de casa. A intimidade com a santidade. A prece seguida da promessa. A barganha. A festa para o santo. O santo que é orixá. O sacro e o profano. O canto gregoriano ‘remixado’ com o ponto de caboclo, boiadeiro e preto-velho. Um retrato ‘três por quatro’ da devoção brasileira”, explicou Leandro ao site da Mangueira.
O samba de 1975 terminava assim: “Zumbi, Floriano e Padre Cícero. Lampião e o Pampa é o amor”. Em 2002: “Padim, Padre Ciço, faça chover alegria Pra que cada gota seja o pão de cada dia”.
Confira o clipe feito pela escola:
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.







0 comments:
Postar um comentário