Texto: Robson Roque e Rafael Pereira
Anteriormente marcada pela violência e uso de drogas, a comunidade do Gesso, em Crato, vem sendo transformada pelo Coletivo Camaradas. Entre ações de arte, cultura e políticas públicas, o Coletivo pretende tornar mais fácil o acesso à leitura.
Para isso, espalha livros voltados à literatura infanto-juvenil em mercearias da comunidade. Segundo o coordenador da ação, Francisco Nascimento, o projeto ganhou o nome de Higinoteca, que homenageia Seu Higino, comerciante que percorre as ruas vendendo bombons, refrigerantes e outros itens e aproveita para emprestar cordéis.
“Um ponto de leitura tem o objetivo de ampliar o acesso à leitura e também de colaborar com o processo de organização comunitária”, diz Francisco. “O nome Higinoteca é uma homenagem a seu Higino que já vem fazendo esse trabalho de pontos de leitura”, acrescenta.
![]() |
| Pontos de leitura são colocados em escolas, mercearias e serão ampliados de 4 para 20 | Foto: Coletivo Camaradas |
Os pontos de leituras e outras ações do Coletivo Camaradas, modificam a visão que se tem da Comunidade do Gesso.
“O gesso é belíssimo, tem um povo trabalhador, que constrói essa cidade. Aqui tem pessoas que cantam, dançam, que têm uma memória extraordinária sobre antigas renovações, tem as novenas de Santa Luzia”, diz o coordenador.
Doações
Hoje são quatro os pontos de leitura. O Coletivo Camaradas pretende ampliar para 20. Cada ponto terá o seu acervo renovado a cada 15 dias. A ampliação é fruto do prêmio “Todos por um Brasil de Leitores”, do Ministério da Cultura, prêmio recebido pelo Coletivo.
Para doar livros voltados a literatura infanto-juvenil, basta entrar em contato através do site do Coletivo Camaradas, neste link, ou pelo e-mail coletivocamaradas@gmail.com.
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.







0 comments:
Postar um comentário