![]() |
| Falta de saneamento de melhor qualidade faz com que moradores convivam todos os dias com a putrefação vinda do aguaceiro | Foto: Rafael Pereira |
Por Rafael Pereira, Estudante de Jornalismo na UFCA
O cheiro forte e pútrido. A água de esgoto escura e lamacenta corre livremente em um trecho da Rua Sebastião de Sousa (Rua do Ginásio), Distrito de Dom Quintino, em Crato, atrapalhando quem transita, além do forte odor que é exalado. Essa é a rotina de moradores que convivem em frente ao problema por muito tempo sem a ação das autoridades competentes.
Dona Elvira, moradora há mais de 20 anos, conta as dificuldades de conviver com um esgoto em frente a sua casa. Afirma que quando é época de inverno, acompanhada de fortes chuvas, a água suja chega próximo de sua calçada formada por um alagamento total devido a falta de escoamento e veículos que percorrem a todo instante.
Algumas pessoas utilizam vias alternativas transitando por cima das calçadas mais altas de casas de alguns moradores com medo de manter contato com a água. Ela conta da preocupação em ver crianças brincando por perto, onde é fácil elas terem contato direto. Alguns moradores também foram ouvidos relatando os mesmos problemas que passam.
Não precisa ser especialista ou profissional para ver que as características visíveis da água podem causar inúmeras doenças tanto direta como indiretamente a partir do forte cheiro que entra pelas narinas. Os vizinhos contam que é muito comum a presença de insetos que são atraídos pelo esgoto, como o pernilongo.
Há mais de cinco anos dona Elvira e seus vizinhos vivem nessa situação onde contam que muito foi prometido, por parte das autoridades. Há mais ou menos dois anos o serviço de saneamento do município trabalhou no local a fim de solucionar o problema, mas acabou nada resolvendo e a água com o tempo se espalhando novamente pela rua.
Os moradores pedem mais uma vez o serviço das autoridades para que providencie uma melhora o mais rápido possível, pois a chance de se contaminarem por meio de alguma bactéria é muito grande.







0 comments:
Postar um comentário